7 efeitos prejudiciais da raiva para a saúde

Imagem da Tv Brasil

 

Não deixe a raiva acabar com seu bem-estar e saúde, livre-se dela já! Veja sete efeitos prejudiciais que ela pode causar para seu corpo e relacionamentos

Para que você mantenha a saúde física e emocional é importante não reprimir suas emoções. A raiva com certeza é algo que você deve expressar, mas de maneira que as pessoas ao seu redor, amigos, familiares e colegas, não sejam machucados por suas palavras de maneira prejudicial. A raiva em excesso, independente se você estiver certo ou errado em senti-la, traz problemas de saúde significantes.

 

  1. PROBLEMAS CARDÍACOS

 

Acessos explosivos frequentes produzem enormes quantidades de cortisol e adrenalina no corpo. O resultado disso é o estresse, prejudicial para todo o sistema cardiovascular. A raiva também eleva sua pressão sanguínea, o que gera maiores quantidades de glicose no sangue e glóbulos de gordura nos vasos sanguíneos, trazendo danos para as artérias.

 

  1. PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS

 

Não é a toa que muitas pessoas sofram de gastrites e outros problemas no estômago por conta da raiva. Isso ocorre porque momentos de extrema exaltação bloqueiam a liberação de substâncias químicas necessárias para uma digestão saudável, e liberam ácidos estomacais que podem irritar úlceras já existentes, levando a diarreia, constipação e cólicas.

 

  1. MÚSCULOS DOLORIDOS

 

Quando você está nervoso, seus músculos se contraem de tal forma que você pode chegar ao ponto de sentir dores como se tivesse feito exercícios físicos. Para aliviar essa tensão, experimente respirar profundamente com o diafragma. Massagens terapêuticas e acupuntura também são alternativas que podem aliviar e relaxar músculos contraídos pela raiva.

 

  1. DORES DE CABEÇA

 

Dependendo da pessoa, a raiva pode provocar uma variedade de reações fisiológicas, desenvolvendo problemas como dores de cabeça e enxaquecas, palpitações cardíacas e formigamento nas mãos e pés. O maxilar cerrado, mudanças hormonais e desidratação também são outros efeitos prejudiciais que podem ser uma resposta do seu corpo para a raiva.

 

  1. GANHO DE PESO

 

Mais uma vez a substância cortisol está presente para bagunçar seu corpo. Além de prejudicar o coração, ela também pode criar depósitos de gordura em seu abdômen, levando ao aumento do peso. Além disso, cientistas já relacionaram a raiva reprimida com transtornos alimentares como a bulimia e anorexia, especialmente em adolescentes.

 

  1. DERRAME

 

A raiva libera adrenalina, que tem influência direta na coagulação do sangue. Para as pessoas que sofrem de pressão alta ou estão acima do peso essa informação é essencial. Um derrame vascular cerebral trombótico pode ser desencadeado quando coágulos do sangue se formam em uma artéria que alimenta seu cérebro com sangue. Aprender a controlar sua raiva, e consequentemente a quantidade de adrenalina que seu corpo produz, pode reduzir as probabilidades de um derrame ocorrer.

 

  1. PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO

 

Quando você perde o controle de seus sentimentos e deixa a raiva dominar suas ações e, principalmente, reações, as pessoas ao seu redor se machucam por conta de suas palavras e atitudes. Por mais que você esteja certo em suas colocações, isso não significa que tem liberdade para ser desrespeitoso e mal educado. Cuide das pessoas ao seu redor como gostaria que elas cuidassem de você.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *