A importância do sódio

imagem do google
imagem do google

SN DICAS DE SAÚDE
Diferente do que se imagina, essa substância não está apenas presente no sal de cozinha, mas também está nos doces, principalmente nos produtos industrializados

O cuidado com os alimentos que consumimos deve ser levado a sério, pois o sódio é utilizado para dar sabor e tempo de prateleira aos produtos, está presente na indústria na conservação tanto de doces como salgados, enfim, é encontrado em quase todos os alimentos.

Mas ele não é necessariamente um vilão, o sódio é importante e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada nas quantidades estabelecidas e seguras para a saúde que deve ser de 2,4 g por dia. Este mineral participa de funções essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois regula o volume sanguíneo, tem papel importante nos impulsos nervosos e na contração muscular. O problema está na quantidade em que essa substância é consumida. O brasileiro costuma ingerir cerca de 5 g de sódio por dia, o dobro do recomendado e isso pode provocar inúmeros malefícios à saúde.

São exemplos de alimentos rico em sódio: pão francês, embutidos como linguiças, salsicha, presunto, nuggets, salame, temperos prontos, sopas prontas desidratadas, caldos de carnes, legumes, maionese, catchup, molho shoyu, manteiga, margarina, bacon, bacalhau salgado, carne-seca, enlatados, ervilha, milho, sardinha, molho de tomate, macarrão instantâneo, bolachas água e sal, castanhas salgadas, queijos provolone, muçarela, parmesão; congelados: lasanhas, hambúrgueres, salgadinhos, chips de pacotes; doces como cereais matinais, bolachas recheadas, bolos prontos.

Os alimentos naturais ricos em sódio são geralmente os de origem animal como carne, peixe, ovos ou leite – e estes devem ser as escolhas mais saudáveis como opção de fonte de sódio na alimentação, são os que têm esse elemento de forma equilibrada, fornecendo a quantidade necessária para o organismo. O ideal é consumi-los diariamente, pois auxiliam no bom funcionamento do coração e dos músculos.

A melhor maneira de reduzir a quantidade de sódio consumida é realizar trocas saudáveis: evitar alimentos industrializados; ficar atento às indicações nas tabelas de nutrientes dos alimentos; não colocar saleiro, à disposição, na mesa; e, por fim, abusar de temperos naturais como as ervas, elas dão mais sabor aos alimentos e dispensam a necessidade de muito sal na preparação.

pao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *