16º Batalhão de Polícia Militar comemora 35 anos de existência; fotos

por Redação SN
16º Batalhão de Polícia Militar comemora 35 anos de existência
16º Batalhão de Polícia Militar comemora 35 anos de existência | Divulgação Ascom do 16 BPM

O 16º Batalhão de Polícia Militar foi criado em 30 de maio de 1986, instalado em Salvador no bairro  Costa Azul, cuidou da orla da cidade e em outro momento do Subúrbio Ferroviário. Após 16 anos de sua criação teve sua transferência de sede e de área de responsabilidade para o município de Serrinha concretizada em 28 de maio de 2002, conforme Decreto nº 8.224, de 24 de abril de 2002, com efetivo inicial de 333 policiais militares, há exatamente 19 anos.

Seu primeiro comandante nesta nova sede foi o então Major PM MARCO ANTONIO PINHEIRO MAROCCI, Mat. 30.177.124-1, conforme nomeação publicada no Diário Oficial do Estado nº 17956, de 25 de abril de 2002, permanecendo no Comando até 06 de fevereiro de 2003. Nessa época, no município de Serrinha, encontrava-se instalada a 31ª CIPM, criada conforme Decreto nº 7.298, de 06 de maio de 1998, Unidade Operacional então transferida para o bairro de Valéria, em Salvador.

Por intermédio da Portaria N.º – 016-CG/2002, de 28 de maio de 2002, o Comandante Geral da PMBA aprovou o desdobramento e a reestruturação da área de responsabilidade territorial do 16º BPM, de modo que  a Unidade então abrangia 23 municípios, todos localizados no território do Sisal, razão pela qual adotou-se o honroso lema “Guardião da Região Sisaleira”. 

Do então Ten Cel PM Francisco José PITANGA Bastos, primeiro Comandante, ao atual Ten Cel PM Michel Alexander Guimarães MÜLLER de Azevedo, uma trajetória de excepcionais serviços prestados à Bahia e aos baianos!! Em especial aos habitantes de: Serrinha, Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Lamarão, Retirolândia, Santa Bárbara, Santanópolis, Teofilândia, Ichu, Santaluz, Valente e São Domingos.

Sendo responsável pela execução do policiamento ostensivo no município de Serrinha, além de cinco Companhias de Policiamento Ostensivo: 1ª Cia, com sede em Serrinha, incluídos o Pelotão da Companhia de Emprego Tático (Ceto), com missões específicas de apoio ao policiamento ostensivo, nas atividades de maior risco potencial;  2ª Cia, com sede em Santa Bárbara, incluídos o Destacamento da Santanópolis, Lamarão; 3ª Cia, com sede em Araci, com abrangências nos seguintes municípios: Barrocas, Teofilândia e Biritinga; 4ª Cia com sede em Conceição do Coité, com abrangências nos seguintes municípios: Ichu e Retirolândia; 5ª Cia sede em Santaluz, com abrangências nos seguintes municípios: Valente e São Domingos.

Recomendados para você

Deixe um comentário