Coité é homenageado pelos 87 anos na ALBA pelo Deputado Tom Araújo

por Redação SN
Coité é homenageado pelos 87 anos na ALBA pelo Deputado Tom Araújo
Tom Araújo (DEM) | Foto: Divulgação ALBA

O deputado Tom Araújo (DEM) homenageou sua cidade natal, Conceição do Coité, com apresentação, na Assembleia Legislativa, de uma moção de congratulações pelas comemorações do aniversário de 87 anos de emancipação político e administrativa do município, comemorado no último dia 7 de julho. Na moção, o parlamentar destaca os avanços que a cidade teve nos últimos 40 anos e o crescimento do município até se tornar o centro político, econômico e social da Região Sisaleira.

Conceição do Coité possui uma área de 1.086,224 km², uma população de mais de 60 mil habitantes. Está localizado no Sertão da Bahia, na microrregião de Serrinha, a uma distância de 210 km da capital. Atualmente, o município é bem desenvolvido e tem como uma das bases de sua economia a cultura do sisal, além do cultivo da mandioca, feijão e milho. Destaca-se também a criação de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e aves.

No documento, Tom lembra que “A cultura do sisal – ou agave – foi, durante muito tempo, a mais importante atividade econômica, tornando o município o maior produtor nacional, dando-lhe o título de Capital do Sisal. A cidade de Conceição do Coité tem seu desenvolvimento econômico, político e social desenhado durante a metade do século XX, através de discursos que legitimaram a presença dessa fibra como a principal responsável pelo progresso e riqueza do município. O ouro verde ou ouro branco, denominações populares do sisal nessa região, representa a principal base econômica de Conceição do Coité”.

Ele relata também que, por conta disso, o município se tornou o principal polo agregador do comércio, indústria, de atendimento de saúde, de instituições financeiras e governamentais e entreposto de comercialização do sisal para outras regiões, como também de exportação de derivados desse produto para outros países.

Apesar do declínio da cultura do sisal, Conceição do Coité continua sendo um dos mais importantes centros de comercialização da fibra e o maior responsável pela sustentabilidade da população, o que vem promovendo e acelerando o crescimento do município, atraindo novos investidores e empreendedores.

“Coité é a terra onde cresci e formei minha família, terra que aprendi a amar e respeitar. Um povo que me deu a oportunidade de ingressar na vida pública ainda muito jovem. É com todo carinho e gratidão que faço essa moção, com alegria em estar junto, comemorando mais esta data tão especial. Que Deus continue abençoando essa terra iluminada e o seu povo honesto, honrado e batalhador, que luta sempre para fazer de Coité um exemplo a ser seguido”, salientou o democrata.

Recomendados para você

Deixe um comentário